Publicação do Blog

                                                  A Semana Santa em Braga

O que é?

A Semana Santa é uma importante festa cristã em que se celebra a Paixão, a Morte e a Ressureição de Jesus Cristo. Ela acontece na semana que antecede a Páscoa, também conhecida como Semana Maior , tendo a sua celebração iniciada no Domingo de Ramos e finalizada no Domingo de Páscoa.
De todas as celebrações ao redor do país, a Semana Santa de Braga é a que mais se destaca em Portugal, atraindo grande número de turistas. Sem dúvidas as suas imponentes igrejas e a rica história religiosa do local são apenas alguns dos motivos para dar à  esta cidade o título de Capital Nacional do Turismo Religioso.

Apesar de possuir uma estrutura idêntica às outras, esta celebração em Braga possui algumas particularidades características do Rito Bracarense, que estão presentes em quase todas as celebrações litúrgicas. Estes ritos foram trazidos pelos monges Moissac ainda no século XII - XIII e que se conservou até os dias de hoje, sendo mantida de forma muito cuidadosa, para que todos possam compreender o significado destes gestos únicos no mundo.

Além das procissões, diversos turistas são atraídos pelos demais eventos culturais proporcionados neste período, como: exposições, atividades culturais, concertos, missas e procissões. Os principais eventos da Semana Santa ocorrem no centro histórico, local onde também podemos também notar uma caracterização especial as ruas.

Ao lado da Séguesthouse, a nossa majestosa Catedral da Sé de Braga se torna um dos pontos mais importantes da celebração, como palco de grandes missas e sendo ponto de partida para uma das principais e mais comovente procissões de todas. Quer saber mais sobre o que irá acontecer lá?
Direto do site oficial da Semana Santa de Braga, trazemos para você a programação com as principais cerimônias que ocorrem na Catedral durante a comemoração, assim não irá perder nenhum segundo!

Programação na Catedral da Sé de Braga, Semana Santa:

Domingo de Ramos, às 11:30 horas: Missa do Domingo de Ramos;

Quinta-feira Santa, às 10 horas: Missa Crismal e Benção dos Santos Óleos;

Quinta-feira Santa, às 16 horas: Lava-Pés e Missa da Ceia do Senhor;

Sexta-feira Santa, às 15 horas: Celebração da Morte do Senhor;

Sábado Santo, às 21 horas: Vigília Pascal e Procissão de Ressurreição;

Domingo de Páscoa, às 11:30: Missa Solene do Domingo de Páscoa.

Corre para tomar nota!

Você conhece os Farricotos?

É em meio à estas celebrações que temos também a oportunidade de ver os tão famosos Farricocos. Eles são figuras vestidas em trajes pretos, descalços e de rosto coberto, para manter o anonimato, carregando consigo uma grande matraca.

A história dos Farricotos é extremamente antiga e muito interessante. Ainda na era pagã, estes grupos percorriam as ruas anunciando a passagem dos condenados e gritando os seus crimes. Tempos depois, com a cristianização do povo, eles então percorriam as ruas chamando os pecadores públicos para a reintegração da Igreja, depois de arrependidos e perdoados. Atualmente este significado mudou, atribuindo um sentido de chamar os Irmãos da Misericórdia para a procissão da noite.
Ah e sabe aquelas grandes e ruidosas matracas que eles carregam? Elas são utilizadas por conta do silêncio dos sinos nos dias da Semana Santa. Com isso, sem utilizá-los, eles conseguem ser ouvidos por onde quer que passem. 

Documentário "A Semana Santa de Braga"

Por conta da sua grande importância cultural para a cidade, o Município de Braga produziu um documentário sobre as tradições da Semana Santa de Braga. Com gravações das missas e procissões, podemos sentir de verdade como é estar presente em uma celebração que milhares de pessoas ao redor do mundo.
Muito bem estruturado e dinâmico, o documentário explica toda a história da Semana Santa de Braga, trazendo os pontos principais desta celebração e nos faz entender por que ela é realmente especial e única. Basta clicar aqui para conferir o documentário completo disponível no Youtube!

Para você que quer ficar por dentro de todos os detalhes da programação e conhecer ainda mais sobre a história e tradição, basta acessar o site oficial da Semana Santa de Braga e não perder nenhum detalhe!

Estamos esperando ansiosamente para ver ao vivo esse misto de emoções!

*Imagem oficial da Semana Santa de Braga 2022